SERVIÇO & ACOLHIMENTO
O cuidado do ser humano fragilizado pelo abuso das drogas, exige dos seus cuidadores uma atenção multidisciplinar envolvendo cuidados com a saúde física, mental, espiritual e social. O modelo de tratamento em comunidade terapêutica busca o equilíbrio saudável do ser humano, respeitando as individualidades e fortalecendo comportamentos diretamente implicados na vida em sobriedade.
PROCESSO DE ACOLHIMENTO
-
Para pessoas do sexo masculino entre 18 e 59 anos;
-
Querer recuperar-se (Adesão voluntária);
-
Entrar em contato através do telefone para a entrevista (Triagem) - Sede (47) 98466-0780;
-
Realizar exames clínicos e laboratoriais conforme orientação da equipe;
-
Estar de acordo com as normas e filosofia da Comunidade Terapêutica.
OBS: Caso o adicto (dependente químico) apresente resistência a qualquer forma de tratamento, é aconselhável que a família busque orientação e suporte para lidar com o caso. A equipe Novo Amanhã está de portas abertas para escutar as famílias fornecendo o apoio adequado.
ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO E/OU PSICOSOCIAL
-
Avaliação psicológica: realizado pelo psicólogo, refere-se à implementação do sistema de avaliação psicológica dos acolhidos por meio de testes específicos em sua finalidade, além da entrevista estruturada e semiestruturada. Entende-se que a capacidade de resiliência humana depende de fatores bio-psico-fisio-socio-espiritual, por isso, no que tange às variáveis cognitivas, emocionais e de personalidade, amplia-se o olhar sobre esses aspectos a fim de compreender e trabalhar as habilidades e limitações apresentadas pelos acolhidos.
-
Psicoterapia individual: realizado pelo psicólogo, oportuniza ao acolhido o autoconhecimento, principalmente no que se refere ao histórico da sua dependência química e os motivos que o levaram a escolher por esse jeito de caminhar. Os acolhidos são acompanhados semanalmente ou quinzenalmente.
-
Arteterapia: realizado pelo psicólogo especialista em arteterapia, é uma técnica expressiva que trabalha os conteúdos psíquicos de forma simbólica e indireta. É realizada em grupo ou individual, dependendo da necessidade observada pelo terapeuta. Estimula a modulação da função sentimento e intuição.
-
Grupo terapêutico de abordagem preventiva: realizado pelo psicólogo, a dinâmica de grupo tem foco e manejo frente às ansiedades que oportunizam recaída ou enrijecimento da personalidade. Estimula o processamento da função sensação e pensamento.
-
Grupo de psicoeducação: realizado pelo psicólogo, é uma prática didática de cunho exploratório-orientativo, que visa estimular a modulação da função pensamento por meio do recurso de imagens, filmes e cenas de variados temas. Estimula a expressão verbal.
-
Orientação sistêmica: realizado pelo psicólogo ou pela assistente social, quando os conflitos da família codependente necessitam ser modulados com o objetivo de encontrarem um caminho diante das escolhas e responsabilidades cabíveis a qual demandam.
-
Aconselhamento (Counseling): realizado pela assistente social especialista em Counseling, é uma prática de escuta qualificada que auxilia no suporte e espelhamento da escolha dos caminhos que o acolhido e/ou a família desejarem percorrer.
-
Consulta compartilhada: realizado pelo psicólogo e assistente social, acontece quando é necessário intervenção psicossocial conjunta entre psicólogo e assistente social. Ambos avaliam a amplitude da situação de fragilidade extrínseca do caso, realizando visita domiciliar ou consulta individual, dependendo do fenômeno observado.
-
Palestras educacionais: realizado por profissionais convidados de diversos segmentos (saúde, humanas, direito, educação, economia, administração, engenharia). Mensalmente a instituição promove palestras educativas com temas relevantes e de interesse para o desenvolvimento psicossocial dos acolhidos.
PROGRAMA TERAPÊUTICO
-
Psicoterapia individual;
-
Psicoterapia em grupo;
-
Processos grupais com temáticas variadas (prevenção à recaída, saúde e bem viver);
-
Psicoeducação em grupo;
-
Espiritualidade com os doze passos da Pastoral da Sobriedade, filmes com temáticas aplicadas, celebrações religiosas;
-
Artesanato com teares manuais;
-
Atividades práticas da vida diária;
-
Arteterapia em grupo e individual;
-
Prática esportiva (futebol; vôlei);
-
Reinserção social e familiar;
-
Preparação para o mercado de trabalho.
VOLUNTARIADO
A entidade conta com o voluntariado prestado por profissionais, outros grupos de apoio. São realizadas atividades ao longo do ano que contribuem efetivamente no tratamento dos acolhidos, como:
-
Dinâmica de grupo semanal realizada por um médico;
-
Momentos de espiritualidade (orações em grupo com os postulantes do noviciado Nossa Senhora de Fátima, missas);
-
Orientação espiritual realizada por uma irmã consagrada;
-
Grupo da Pastoral da Sobriedade;
-
Grupo de apoio realizado pelos Narcóticos Anônimos (NA);
-
Corte de cabelo;
-
Palestras com profissionais da área da saúde, direito, administração, filosofia, enfermagem, nutrição.
NOSSA EQUIPE

Jucelia Aparecida Kemski
Coordenadora
Especialista em Counseling
e Responsável Técnica
Franklin Jones Vieira
Psicólogo – CRP 12/12785
Arteterapeuta – ACAT 078/0814
Ernani Sérgio Pavoski
Monitor em dependência química
José dos Passos Silva Vieira
Monitor em dependência química